sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Ciclo Pascal




No ciclo da páscoa somos convidados a reviver a caminhada pascal do Senhor Jesus. A força do seu Espírito nos enche de alegria, para cantarmos a vitória enquanto ainda lutamos. O ciclo da páscoa engloba a quaresma, as festas pascais e o tempo pascal até pentecostes, inclusive.



TEMPO DA QUARESMA


Sentido
Na quaresma, lembramos os quarenta anos do povo de Deus no deserto e revivemos os quarenta dias de deserto que Jesus viveu, preparando-se para a sua missão. É tempo de nos consagrarmos mais à escuta da palavra de Deus, à oração e ao maior domínio de nós mesmos, para nos converter ao Cristo e ao seu reino. Deixando de lado tudo o que ficou para trás, dediquemo-nos à oração e, "na alegria do Espírito Santo, esperemos a santa páscoa" (Regra de São Bento).
Duração
O tempo da quaresma vai da quarta-feira de cinzas até a quinta-feira santa pela manhã.
Principais celebrações
Quarta-feira de cinzas; 1º, 2º, 3º, 4º e 5º domingos da quaresma; domingo de ramos;
missa dos santos óleos; celebrações penitenciais; celebrações catecumenais; ofícios cotidianos, como meio de intensificar a oração.
Símbolos
A cor roxa, as cinzas e a cruz lembram o caráter de penitência e conversão. O jejum (com cabeça perfumada) nos convida a dar mais atenção à palavra de Deus. A campanha da fraternidade pede para caracterizar o esforço comunitário de conversão por meio de um serviço bem concreto e de gestos de solidariedade.
O Hinário 2 da CNBB apresenta um bom repertório de músicas para o tempo da quaresma, além dos cantos da CF.
Lembretes
Retomar o que foi planejado no início do ano referente à quaresma.
Ao organizar as celebrações desse tempo, é importante considerar como está a vida do povo e da comunidade e aprofundar o sentido de celebrar a quaresma nesse contexto.
A cada ano, a campanha da fraternidade apresenta uma situação de vida que exige de nós conversão e solidariedade. Neste ano, convida-nos a aprofundar o tema “fraternidade e a água” e tomar consciência que se “a água é fonte de vida”, deve ser preservada. Como este apelo vai estar presente na liturgia, na oração, no trabalho missionário? Vai haver um gesto concreto da CF neste ano?
As celebrações penitenciais: Serão celebradas quando e com quem? Como serão preparadas?
Na 2a, 3a e 4a-feira da semana santa, costuma haver alguma programação especial? Esses dias poderão ser bem aproveitados com os que vão celebrar os sacramentos da iniciação, na vigília ou no domingo da ressurreição.






Tríduo pascal


Sentido
O tríduo pascal é a celebração maior para as comunidades cristãs. Na vitória de Jesus saboreamos a nossa própria vitória sobre as forças da morte que imperam neste mundo. Também nos animamos uns aos outros a assumir com garra e gosto a causa da vida, até que a páscoa definitiva, a libertação completa aconteça no reino de Deus.
Duração
O tríduo pascal tem início com a comemoração da última ceia do Senhor, na quinta-feira à noitinha, e termina com a celebração do domingo da ressurreição.
Símbolos
Cada celebração do tríduo tem suas próprias ações simbólicas e sugere uma atitude espiritual que culmina na grande alegria pascal: é a páscoa do Senhor, exultemos de alegria!
Para as músicas, o Hinário 2 da CNBB.
Lembretes
Para a quinta-feira santa:
Na missa do crisma os padres e, em algumas dioceses também as ministras e ministros leigos, renovam sua entrega a Cristo no serviço do reino. Quando e onde será a missa do crisma? Todos os servidores da comunidade estão convidados?
A celebração da ceia do Senhor marca o início das festas pascais. Pode ser vivida como um encontro mais íntimo e como momento especial de reconciliação entre os membros da comunidade. Haverá padre para presidir a eucaristia nesse dia? Então, como será?
E o lava-pés, o que a campanha da fraternidade sugere?
Haverá adoração eucarística? É bom lembrar que a noite mais importante do tríduo é a do sábado, por isso recomenda-se não prolongar a adoração na noite de quinta-feira e guardar as energias para esta grande vigília da páscoa do Senhor.
Para a sexta-feira santa:
A sexta-feira santa é a páscoa da cruz. Procuremos vivê-la no sentido de uma inserção mais profunda na religião e na sensibilidade popular. Exaltando o Senhor glorificado na cruz, cantamos sua vitória, na espera da ressurreição.
Como costuma ser celebrada a paixão do Senhor? O que fazer para aproximar a devoção popular e a liturgia, dando, porém, ao conjunto da celebração um conteúdo pascal?
Os símbolos são: o vermelho, a cruz, a procissão, as personagens do relato da paixão, a apresentação e a adoração da cruz, as grandes preces universais...
Para o sábado santo:
O sábado santo é dia do grande silêncio, para lembrar o tempo em que o Senhor esteve na sepultura. Passamos esse dia em clima de oração e expectativa...
Costuma haver alguma programação na comunidade? Haverá momentos de oração durante o dia? Pode ser programado um retiro para os que vão celebrar os sacramentos da iniciação. Há ritos catecumenais próprios para esse dia.
Para a vigília pascal:
A vigília pascal, “mãe de todas as vigílias da Igreja”, deve ser celebrada em comunhão com as pessoas que, no escuro da noite, buscam a ressurreição. É a celebração maior para as comunidades cristãs; desdobra-se na celebração do domingo da ressurreição.
Como será feita a vigília? Será na noite de sábado ou na madrugada do domingo? Haverá batismos?
Os símbolos são: o fogo, o círio, a água batismal, a ceia (pão e vinho), as flores, a alegria...
A cor para esta celebração é o branco ou o amarelo, mas poderíamos fazer outras tentativas, no sentido de buscar uma maior inculturação das cores na liturgia.


Tempo da páscoa

Sentido
"Este é o dia que o Senhor fez. Alegremo-nos e nele fiquemos felizes" (Salmo 118). A ação libertadora do Senhor acontece cada dia do ano e em toda a nossa vida, mas nós a celebramos com mais intensidade no tempo pascal. Cinqüenta dias celebrados como um grande domingo.
Duração
O tempo da páscoa vai do domingo da ressurreição até o domingo de pentecostes.
Principais celebrações
Todos os dias sejam celebrados com alegria, como se fosse um só dia de festa. A primeira semana da páscoa (oitava) é mais festiva. Nela contemplamos o despertar da fé e o testemunho que as discípulas e os discípulos deram do Ressuscitado. No sétimo domingo, celebra-se a ascensão do Senhor, e tem início a semana de oração pela unidade das Igrejas. No último dia, domingo de pentecostes, bendizemos ao Senhor pelo Espírito Santo, o dom maior da páscoa de Jesus.
Símbolos
A cor branca ou amarela é sinal de festa e de alegria. O círio, a grande vela acesa na vigília pascal, é imagem do Ressuscitado no meio de nós. O aleluia é o canto novo da vitória do Cristo e da comunidade dos filhos de Deus. A água batismal permanece nesse tempo como lembrança do nosso batismo. As flores ligam a páscoa com a natureza, sempre superando a hostilidade do tempo e as agressões que lhe são impostas...
O Hinário 2 da CNBB oferece ótimas sugestões de músicas para esse período.
Lembretes
Seria bom marcar uma avaliação da quaresma, do tríduo pascal, da campanha da fraternidade? Anotem as sugestões e observações para o próximo ano.
Vejam o que foi planejado para o tempo pascal e o que precisa ser melhorado.
Como manter o clima pascal durante todo esse tempo?
O tempo pascal cobre quase todo o mês de maio, dedicado, em algumas regiões, a Maria, mãe de Jesus. Como fazer de forma pascal a coroação e outras devoções marianas?
No mês de maio, festejamos as mães, e há muitos casamentos, não se esqueçam!
Lembrando que há pessoas que não vêm à noite, muitos elementos da vigília poderiam ser incorporados à celebração do domingo da ressurreição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário