sábado, 6 de outubro de 2012

Orientações para se fazer uma boa leitura na Missa


O ministério de Leitor é um dos mais importantes na celebração eucarística. Antes de tudo, é bom, lembrar que é um ministério, isto é, um serviço à Igreja. Ao proclamar a Palavra de Deus, você não é um simples repetidor de palavras, mas é transmissor de uma mensagem de vida. Você torna-se um instrumento que Deus usa para comunicar-se com as pessoas que estão ali, celebrando. Você empresta sua boca, voz e todo o seu ser para que a mensagem de Deus possa chegar àquelas pessoas. Quando você diz “Palavra do Senhor”. A leitura será tanto mais bem feita quanto melhor você deixar Deus falar por você.
Procure tratar com muito respeito o livro santo da Palavra de Deus e tê-lo com fé e alegria. Você é um verdadeiro profeta e evangelizador.

Nervos – Mais ou menos todo mundo tem. O que fazer? Prepare bem, respire antes de começar, encoste a mão na estante para não tremer. O nervosismo só desaparece com o tempo. Mas perder o nervo ainda não quer dizer que a leitura melhora. Se você entrar em pânico, respire devagar e fundo. “Calma e caldo de galinha não fazem mal a ninguém”.

Ler o texto antes – Leia antes o texto em voz alta e várias vezes, ouvindo a própria voz. Assim, você entenderá bem o seu sentido e poderá dar a devida entonação a cada frase. Saber com antecedência quais deve ressaltar, onde estão os pontos, as vírgulas, em quais palavras poderá equivocar-se. Eventualmente, marque intervalos, respiração, palavras difíceis, acentos... A única maneira de aprender a ler bem é ensaiar, de preferência ouvindo a si mesmo num gravador. Você deve entender o que está lendo. Se nem você entender... e o povo, percebe!.

Convicção – O fundamental para uma boa leitura é a convicção. O leitor precisa passar a convicção de que acredita naquilo que está lendo. Para isso, ele precisa rezar o texto antes. Se quiser, faça antes esta oração: “Senhor, tome conta de mim, para que eu seja um instrumento seu na transmissão de sua Palavra viva. Nossa Senhora Aparecida, fique ao meu lado. Amém”.


Ao aproximar-se do ambão – Faça-o com respeito e calma, caminhando lentamente e sem chamar a atenção para si. Se passar pela frente do altar, faça reverência a ele. É importante a maneira como você se veste para esse ministério. Faça tudo com humildade. Você não vai lá para se projetar.


Postura digna – Quando você está diante do ambão, tome cuidado com a posição do corpo. Não se trata de ficar rígido como uma estátua, mas também você não deve ler, por exemplo, com a mão no bolso. Se você faz gestos fora, diferente, vai distrair a assembléia. É o que a gente chama de “ruído” litúrgico. Evite coçar o nariz. Se o pé está doendo, deixe doer. Se não houver ambão, escolha um lugar bem visível. Não se esconda.


Observe a acústica - Dependendo da acústica da igreja, o som ressoa muito alto e confuso. Faz eco. Para que todos entendam, leia devagar e pausadamente.

O bom uso do microfone – Logo ao chegar, verifique com calma se seu microfone está ligado (a chavinha deve estar para cima). Segure o microfone uns cinco centímetros abaixo da boca. Não na frente da boca, para não sair o ruído do sopro e não encostar o microfone na boca. Regule o microfone antes da celebração. Nunca bata nem sopre no microfone para experimentar. Use somente a voz para testar. Se o microfone parar de funcionar, continue normalmente a leitura, apenas fale mais alto.


Leia com boa velocidade – Não leia rápido demais. Se a sua dicção for diferente, será ainda mais grave, já que dificilmente alguém conseguirá entendê-lo. Também não leia muito lentamente, com pausas prolongadas, para não entediar os ouvintes. O principal defeito dos leitores é de ler muito depressa. Se pronunciarmos bem, a pessoa pode entender tudo. Ao chegar ao ambão, respire bem antes de começar a ler, contemple a assembléia e a acolha com o olhar e com um suave sorriso.


Pronuncie bem as palavras – Pronuncie completamente todas as palavras. Principalmente não omita a pronúncia dos “s” e “r” finais e dos “i” intermediários. Por exemplo: fale primeiro, janeiro, terceiro, precisar, trazer, levamos, e não janero, tercero, precisa, traze, levamo... Pronunciando todos os sons corretamente, a mensagem será melhor compreendida pelos ouvintes e haverá maior valorização da imagem de quem lê.

Leia com boa intensidade – Se ler muito baixo, as pessoas que estiverem distantes não entenderão as palavras e deixarão de prestar atenção. Também não deverá ler muito alto porque, além de se cansar rapidamente, poderá irritar os ouvintes. Leia numa altura adequada para cada ambiente ou serviço de som. Nunca deixe, entretanto, de ler com entusiasmo e vibração. Se não demonstrar interesse por aquilo que transmite, não conseguirá também interessar os ouvintes.


Leia com bom ritmo – Alterne a altura e a velocidade da leitura para construir um ritmo agradável de comunicação. Quem lê com velocidade e altura constantes acaba por desinteressar os ouvintes.


Expressividade – Colocar expressão e sentimento na leitura. Observe que o tom de voz é diferente quando se está narrando alguma coisa e quando se está pronunciando a palavra de alguém. Por exemplo, ao ler Lc 10, 38-42, a assembléia deve sentir a afobação de Marta e a serenidade de Jesus. Leia de acordo com o tipo de texto: poesia, comentário, história, oração, salmo... A leitura deve ter ritmo! Mais que ler, procure proclamar a Palavra de Deus.

Olhar para o povo – Os olhos não devem estar o tempo todo fixos no livro, mas de vez em quando, levantá-los e dirigi-los com tranqüilidade aos que o escutam. Isso prende a atenção dos ouvintes e ajuda-os a destacar as frases mais importantes. Olhar os ouvintes em uma frase importante fá-los penetrar mais. Além disso, ajuda o clima da leitura, faça uma pausa, fite as pessoas para então dizer: “Palavra do Senhor”. E não saia do ambão antes da resposta do povo.

O começo da leitura – Você começa dizendo: “Leitura dos Atos dos Apóstolos”. Não precisa dizer Capitulo e Versículos e nem ler a epígrafe.


LEITURA NA LITURGIA

1. O Leitor é o porta-voz de Deus e ministro da Igreja;

2. Leitor integra uma equipe de Celebração e “mastiga” a Palavra;

3. Ler é para si, em silêncio e proclamar é para os outros;

4. O Leitor personaliza o texto e proclama a Palavra na sua interpretação;

5. Evitar proclamação teatral (falsa), impessoal e monótona;

6. Ler olhando para a assembléia, com ritmo, expressão e ênfase;

7. Tenha o mínimo de técnica, dicção, articulação, pausa e ritmo.

DICAS

DICÇÃO: Pronunciar com clareza e precisão.
ARTICULAÇÃO: Pronúncia nítida da silaba, consoantes e vogais.

ACENTUAÇÃO: Levantar ou abaixar a voz para dar maior sentido à palavra ou frase.

ENTONAÇÃO: Subindo ou descendo para dar ênfase à idéia.

PAUSA: É o intervalo de uma palavra à outra para dar sentido ou para respirar, conforme a acentuação gráfica.

RITMO: É a velocidade com que se lê. Cria interesse, chama a atenção ou dispersa os ouvintes.

39 comentários:

  1. De acordo com a Instrução Geral do Missal Romano, deve ser ler com os olhos fitos no livro. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caríssimo, o leitor deve lembrar-se que ele esta lendo para a assembleia, não é uma leitura individual é para todos. Nós não estamos alterando o Missal romano, são dicas para se fazer uma leitura onde toda assembleia seja envolvida, e não ser uma leitura individual onde a pessoa vai ate a mesa da palavra de cabeça baixa faz a leitura e desce.

      Excluir
    2. Excelente.Essas orientações devem fazer parte de todos que Proclamam a Palavra de Deus. Muito obrigada🙏.

      Excluir
  2. Obrigada esta sendo de grande valor estas orientações.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada esta sendo de grande valor estas orientações.

    ResponderExcluir
  4. muito obrigado, vai me ajudar muito.

    ResponderExcluir
  5. Quando vou me dirigir ao ambao devo reverenciar o altar .Ao sair,sair simplesmente dndo as costas ?

    ResponderExcluir
  6. Quando vou me dirigir ao ambao devo reverenciar o altar .Ao sair,sair simplesmente dndo as costas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosário tudo bem?
      Então, quanto a reverencia ao altar antes de subir ao presbitério para proclamar a leitura no ambão da palavra, deve ser a mesma que coce fará ao voltar a nave da igreja, ou seja, a mesma quando sair do presbitério e for para a assembleia. Portando ao terminar a leitura você se posicionara em frente ao altar, apos o ultimo degrau para baixo do presbitério e fará reverencia ao altar e retornar ao lugar onde esta sentada... Pergunte sempre que quiser responderemos sempre.

      Excluir
  7. Bom dia!!!
    Eu faço parte da liturgia,é permitido ao leitor no final da leitura,dizer:Palavra do Senhor ou posso assim dizer.......Amados irmãos e irmãs esta é para nós palavra do Senhor......(?)
    GRATO!!!!

    ResponderExcluir
  8. Amtes de ler a liturgia diaria o que devo fazer? Começo fazendo o sinal da cruz ou apenas leio direto?

    ResponderExcluir
  9. Muito boa as dicas, irão me ajudar muito, obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Quem pode ajudar como dicas do comentarista.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite! Aprendi todo esse comportamento quando fiz o curso de Extensão em Teologia. Hoje faço parte do Ministério de Liturgia, tudo de bom🙏.

    ResponderExcluir
  12. Estou preparando um minicurso para os leitores da liturgia da missa a pedido do pároco da minha paróquia.As dicas foram ótimas. Deus seja louvado.

    ResponderExcluir
  13. Estou preparando um minicurso para os leitores da liturgia da missa a pedido do pároco da minha paróquia.As dicas foram ótimas. Deus seja louvado.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite!As vezes as palavras são muito complexa de pronúnciar...Principalmente quando a leitura é muito difícil de interpretar..Sou ministra da minha paroquia...

    ResponderExcluir
  15. Muito bom. Orientações excelentes. Sou iniciante em Leituras.Obrigada.!

    ResponderExcluir
  16. Estou concluindo um curso de liturgia em minha paróquia. É sempre bom ver outras dicas, isso faz nosso aprendizado mais completo. Grato!

    ResponderExcluir
  17. Muito proveitosas estas sugestões, maravilhoso aprendizado, gratidão

    ResponderExcluir
  18. Obrigada!Vale, poder ter sempre este aprendizado, obrigada.

    ResponderExcluir
  19. Simplesmente sensacional !!!!!
    Um verdadeiro manual de instruções !
    Muito bom !

    ResponderExcluir
  20. foi muito útil. me servirá para orientar os outros. gostei!

    ResponderExcluir
  21. Graças a Deus me compirto desra maneura pirque giz curso para leitura, mas não fou diferente deste.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  22. sou da liturgia,gostaria de saber o que faço para melhorar na leitura? pois fico tão nervosa que chego a tremer!e minha voz fica trêmula!

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde, sou do Ministério Litúrgico e na minha Paróquia os leitores ficam na nave (altar), portanto qdo entramos para o início da Santa Missa, já fazemos a reverência (vênia) junto com o Padre.
    Minha pergunta: é certo fazer vênia (toda vez) que se dirige ao ambão e ao término de cd leitura, uma vez que já fizemos ao entrar?
    Obgdo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a resposta for Sim, deve-se fazer reverência quando se dirige ao ambão já estando no presbitério, você poderia me orientar onde eu encontro esta informação? Em qual parte da Instrução do Missal Romano?

      Excluir