domingo, 1 de julho de 2012

Divino Encontro


A sagrada Comunhão

Sua Importância, para Aquele que se encontra face a face com Jesus, Por meio da Comunhão.



Por: Washington vieira



A Sagrada Comunhão

Cristo confiou à Igreja, sua dileta esposa, o sacramento da Eucaristia como Alimento Espiritual de todos os fieis e penhor de vida Eterna, Continuamente com Amor e FÉ ela o recebe.
Neste Escrito Encontraremos um Rico Conjunto de palavras que nos dará consciência do quão importante para nós é a Eucaristia.

As sagradas espécies consagradas na santa Missa são conservadas principalmente para aqueles que por alguma enfermidade ou sendo idoso impossibilitado de vir a Igreja, que eles possam unir-se pela comunhão sacramental ao sacrifício de Cristo, Imolado na celebração Eucarística.

Pelas espécies consagradas, criou-se o habito de Adorar, tributando-lhe o culto de Latria, podemos adora-lo no santíssimo, onde Cristo Encontra-se vivo através das espécies consagradas. A Eucaristia e o momento de nos encontrarmos face a face com Jesus, momento este que nos traz os melhores e mais verdadeiros sentimentos.





Importante Saber

Na distribuição da Santa comunhão pede-se que seja mantido o costume de se colocar a partícula do pão consagrado, na Língua dos fiéis que irão Comungar. Este modo de distribuir a comunhão perdurou, tradicionalmente por vários séculos, hoje os costumes foram alternados, mas sem tirar o significado da Distribuição, pois tudo vai de acordo com os costumes da região e de suas Comunidades.
Imagem da Internet

Vejam só como é Simples e ao mesmo tempo magnifico, o momento em que recebemos o corpo de Cristo. Estamos diante de um maravilhoso momento e muitas das vezes alguns fazem apenas filas para comungar, sem saborear aquele momento divino, que desperta em nosso coração os mais belos e verdadeiros sentimentos. Quando o ministro, Diácono ou Padre Começa distribuir a sagrada comunhão, quando ele eleva a partícula (Hóstia-Corpo de Cristo), e diz: “corpo de Cristo” e Nós, na forma escolhida, recebemos Dizendo: Amem (assim seja).
Temos plena consciência de quão importante é este momento? (...)
Deveríamos ter, pois é um momento pleno, particular (você com Jesus), irmãos, vamos Viver Cada segundo com Jesus sem pressa, é tão maravilhoso sentir que estamos diante de Jesus pela Eucaristia, deixar a porta e as janelas do seu Coração abertas, para Jesus Entrar, e mantê-lo lá, por meio da Oração. Alimentado não só pelo Pão, mais também pela palavra que procede da boca de Deus (Cf.    )
Após receber o corpo de cristo, vamos Só Agradecer a Deus Por Todos os momentos, sejam eles quais forem, dar graças pelas forças que Jesus nos deu para que passássemos por todos os momentos difíceis, firmes e perseverantes na Fé e na esperança. Momento também de silencio pra escutar o que Jesus quer nos falar, ouça o que ele tem a dizer pra você.

A comunhão aos enfermos
A distribuição da Sagrada comunhão aos enfermos ocorre por meio dos ministros extraordinários da comunhão ou acólitos, que procedem segundo as normas do direito, seguindo o Rito ordinário da comunhão aos enfermos.

A sagrada comunhão e o viático são ministrados aos doentes por um Sacerdote ou Diácono, de acordo com o Rito da Unção dos Enfermos.
(imagem unção dos enfermos)
E possível que algum enfermo não possa receber a Eucaristia sob a espécie de pão, será Lícito ministra-lo apenas pela espécie do vinho. É necessário observar os casos e a situação de cada um, para que todos possam receber a Sagrada Comunhão. 

Transportando as Sagradas espécies
A forma de transportar o Pão e o Vinho, Corpo e Sangue de Cristo, que deve ser manuseado com máximo cuidado, sugere-se que para transportá-las, para o Vinho um recipiente que assegure que chegue intacto ao destino, e o Pão (hóstia-corpo de cristo) Usar a Teca pequeno recipiente no qual e levado a Comunhão aos Enfermos, que estão impossibilitados de vir a Missa. Como citado anteriormente, a distribuição da Comunhão aos enfermos ao ministrar o Sacramento, escolher em cada caso, a maneira mais apropriada ou até mais conveniente, entre as que são propostas, para distribuição da sagrada comunhão sob as espécies do pão e do vinho.

Teca
Após ter alimentado os comungantes com o Corpo ou o Sangue de Cristo pelas Espécies do Pão e Vinho, Prosseguir com as abluções necessárias da mesma maneira que faz o sacerdote na Missa: Pega os fragmentos que restaram após a comunhão e respeitosamente recolhe e deposita na ambula, ou recipiente com Água, o mesmo faz com o cálice, que deve ser purificado com Água. O Ministro ou Acólito deverá proceder de maneira cabível seguindo o Rito de Purificação.
No evangelho de João, Jesus nos diz que se comermos de sua carne e bebermos de seu sangue teremos a vida eterna e ele nos ressuscitará no ultimo dia.  O Corpo de Cristo é verdadeiramente comida e seu sangue é verdadeiramente bebida. Por essas palavras percebemos ainda mais, a grande e magnífica importância da Eucaristia para todos nós, e que por meio dela podemos alcançar a vida eterna, é maravilhoso participar de um momento tão único, verdadeiro que todas e as mais belas palavras são poucas para descrever, porque é Jesus.
(cf.Jo. 6,54-55)

A santa Ceia – Instituição da Eucaristia
Na Bíblia, em Mateus 26, 26-29.
Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, tendo-o Abençoado, Partiu-o e, distribuindo-o aos Discípulos, disse:“ Tomai e Comei, isto é o meu Corpo”.  Depois Tomou o Cálice e, dando graças, deu-o a eles Dizendo: “ Bebei dele todos, pois isto é o meu sangue, o sangue da Aliança, que é derramado por muitos para remissão dos pecados. Eu vos digo: Não bebereis mais deste fruto  da videira até o dia em que convosco beberei o vinho novo no Reino do meu Pai”.
“É em gestos precisos e solenes do ritual Judaico (ações de graças a Iahweh pronunciadas Sobre o Pão e sobre o Vinho) que Jesus enxerta os Ritos Sacramentais do novo culto que Instaura.
“Dar graças” Traduz aqui o verbo grego eucharistô, cujo Derivado eucharistia, “Ação de graças”, foi adotado pela linguagem cristã para designar a Santa Ceia.
Também Podemos encontrar em Marcos, Lucas, João e em outros escritos Bíblicos A instituição da ceia do senhor, Cada um Do seu jeito, Mais todos relataram a importância única deste momento, o momento Em que Jesus se deu pelo Pão e pelo Vinho, Corpo e sangue de cristo.
Que hoje fazemos memória deste momento tão maravilhoso, que através da santa Missa, Nos colocamos Face a face com Jesus através da comunhão.

Opinião De Quem sente a presença do Jesus Eucarístico, quando o recebe na Eucaristia.
Depois de ouvir inúmeras pessoas, com diferentes Explicações Sobre a emoção sentida ao receber o Corpo de Cristo na Eucaristia, Entende-se que Jesus se Apresenta a cada um, de maneira diferente. Sentimos a Presença de Jesus de forma única, Ninguém sentiu Igual, cada um com sua particularidade, mas todos pelo mesmo Amor: Jesus, que esta verdadeiramente presente Na eucaristia por meio das espécies consagradas do Pão e o Vinho.
São Muitas as passagens Bíblicas que Retratam A importância da Comunhão, E o Significado desta palavra,em 1coríntios – Preâmbulo –
No versículo nove do primeiro capitulo: “É fiel o Deus que vos Chamou a Comunhão com o seu filho Jesus Cristo, nosso Senhor.” Ler 1 coríntios 10,17; 12,22.
Pela comunhão como corpo de Cristo, os cristãos se unem a Cristo entre si. A Eucaristia realiza a unidade da igreja em Cristo (cf. 12,12...) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário