domingo, 20 de maio de 2012

Tempo Litúrgico - Tempo Comum (Segunda Parte)


Inicio na Segunda - Feira Após Pentecostes,Tendo  Como Espiritualidade, A Vivencia no Reino de Deus, Ensinando Que Os Cristãos são o Sinal do Reino,A Cor deste tempo Verde

Já falamos aqui sobre o Tempo Comum, cuja primeira parte inicia-se após o Tempo do Natal e vai até o Tempo da Quaresma.


Depois do domingo de Pentecostes, que encerra o Tempo Pascal, entra-se novamente no Tempo Comum (Segunda Parte) que vai até o Tempo do Advento.

O segundo ciclo do Tempo Comum recomeça na semana que segue imediatamente aquela que foi interrompida no primeira ciclo. No ano em que o Tempo Comum tem apenas 33 semanas, omite-se a semana a qual se retomaria no ciclo depois de Pentecostes, de modo que as duas últimas semanas, por seu caráter escatológico, não sejam omitidas.

A segunda parte deste tempo se abre com algumas solenidades do Senhor que, não tendo data fixa no calendário, ficam próximas do domingo de Pentecostes, de modo que o dia de sua celebração é contado a partir deste domingo.

Essas festividades são:

a) A Solenidade da SSma. Trindade que acontece no primeiro domingo depois de Pentecostes;

b) A Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo que acontece na quinta-feira depois da solenidade da SSma. Trindade; e

c) A Solenidade do Sagrado Coração de Jesus que acontece na sexta-feira após o segundo domingo depois de Pentecostes).

Nas regiões onde a solenidade do Corpo e Sangue de Cristo não é de "preceito", a celebração é transferida para o segundo domingo depois de Pentecostes.



Na Santa Missa onde se celebra essas solenidades, canta-se o hino do Glória e se faz a profissão de fé, Creio. O prefácio, que inicia a oração eucarística, é próprio para cada uma das festividades.

                                  A cor litúrgica das vestes do celebrante nessas solenidades é o branco. 



Já nos outros dias do Tempo Comum, que não são solenidades, a cor é o verde.



OBS: Vale lembrar que no Sábado após o segundo domingo depois de Pentecostes a Igreja celebra a Memória do Imaculado Coração de Maria.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário